Espresso ou Expresso. Qual é o correto?
24 de Fevereiro de 2015
A Língua Portuguesa é muita rica, mas cheia de armadilhas para quem não está atento à sua diversidade, o que torna escrever e falar corretamente um grande desafio. Nesse caso, ainda é mais complicado porque sempre encontramos panfletos promocionais onde a palavra espresso é grafada com “S”.
Já na Itália, país de origem do café espresso (sim, lá é assim que se escreve) e em alguns outros países europeus, não há nada de errado em escrever dessa forma, até porque “espresso” é de grafia italiana. Esse fato ocorre no Brasil por dois motivos: falta de atenção e desconhecimento do português ou de forma proposital para criar um “ar italiano”. A segunda situação é a mais comum.
Uma das pessoas mais indicadas para esclarecer a questão é o professor Pasquale Cipro Neto, famoso por apresentar na TV Cultura o programa “A Nossa Língua Portuguesa”. Em uma das edições do jornal Folha de São Paulo, na sua coluna também famosa, ele abordou esse assunto.
Segundo ele, em português, se escreve com “X”, pois não temos a palavra “espresso” em nossa língua. No caso do café rápido, feito na hora, em máquinas italianas, é mesmo “expresso”, que, entre outros, tem o sentido de “enviado rapidamente, sem delongas”.
Ainda para apagar quaisquer outras dúvidas, podemos recorrer aos principais dicionários da Língua Portuguesa. Eles afirmam que a palavra “expresso” é originária do latim expressus, particípio passado de “exprĭmĕre”, que significa “apertar com força, comprimir, espremer, tirar de, arrancar”. Em português, esse verbo latino originou exprimir, espremer e, por extensão de sua forma nominal, expressar.
Em resumo, o fato de escrever com “X” é apenas para seguir o português correto. Como é um produto presente em todo mundo, também pode ser escrito com “S”, mesmo no Brasil.