5 Benefícios do café espresso que você provavelmente desconhece
26 de Dezembro de 2016
Algumas pessoas conseguem despertar totalmente apenas depois de tomarem uma xícara da bebida. Além de ser saboroso e ter o poder de afastar a preguiça, o café expresso também possui outros benefícios que a maioria das pessoas desconhecem, como ajudar no emagrecimento e melhorar a memória a longo prazo.
1 – Melhora a memória a longo prazo
Quem não gostaria de ter a memória um pouco melhor? O cientista Michael Yassa, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, fez um estudo que revelou que duas xícaras de café expresso podem fazer muito bem para a memória. Mas é importante lembrar que a bebida deve ser ingerida com moderação, pois em excesso provoca efeitos colaterais como a insônia, por exemplo.
2 – Aumenta a atenção
O café aumenta a concentração do neurotransmissor dopamina, particularmente nas áreas do cérebro que estão ligadas à atenção. Os benefícios tendem a ser de curto prazo, e é importante não exagerar, já que o excesso de cafeína pode tornar o efeito contrário e fazer você se sentir nervoso, tornando-se muito mais difícil de se concentrar.
3 – Diminui o risco de diabetes
Em um estudo conduzido pela Harvard School of Public Health, de Boston, Estados Unidos, foi concluído que o consumo maior de café é ligado a um risco mais baixo de diabetes tipo 2. O estudo analisou o consumo de cafeína em homens e mulheres durante um período de quatro anos. O resultado foi que aqueles que aumentaram seu consumo diário de café em mais de um copo reduziram seu risco de diabetes tipo 2 em 11%.
4 – Reduz o risco de acidente vascular cerebral
Em um estudo feito na Suécia, conduzido por Susanna Larsson, os pesquisadores descobriram que beber pelo menos uma xícara de café por dia pode diminuir o risco de sofrer de um acidente vascular cerebral, graças às suas propriedades antioxidantes.
5 – Ajuda a perder peso
Além de ser de baixa caloria, o expresso também ajuda a melhorar no desempenho durante os exercícios físicos. Um estudo publicado no jornal Medicine and Science in Sports descobriu que a cafeína faz os exercícios parecerem menos árduos, reduzindo o nível percebido de esforço em mais de 5%. Além disso, o café também reduz o nível de dor muscular que ocorre quando fazemos exercícios.